A lógica do sistema político lockiano: O Estado de natureza; O Contrato Social; A Sociedade Civil

 A Filosofia Política de Locke, assim como a de Hobbes era a de acreditar no ser humano, ambos pertencentes do estado de natureza. A reflexão Lockiana acreditava  que o homem é de ante a sociedade  e o estado de fato. O estado de natureza existe, e que todos os seres humanos passam por ele. Assim acredita-se na existência de uma grande desigualdade de Linha de Pensamento. Pois para Hobbes o estado de natureza significa um estado de guerra, insegurança e muita violência. Para Locke, o estado de natureza é representado pela união e o entendimentos  com homens apoiados na razão, sendo utilizadores de sua liberdade e dos seus próprios direitos.
Locke   seguia um raciocínio em oposição, ele acreditava na propriedade como sendo uma instituição anterior à comunidade. Contudo dizia que a propriedade é um direito natural, e que não podia ser tocado, ou seja, é um direito do individuo, que não pode ser violado pelo estado.  
Enquanto Hobbes achava que a propriedade só existe no estado civil, pois é uma criação do estado, após a formação da sociedade civil, porque é uma instituição de direito positivo, tudo comum e nada era posse própria. Sendo o Homem obrigado a respeitar a lei da natureza, formando-se em seu caráter, e a civilidade. Porque Deus fez o homem como um ser social, tendo suas próprias liberdades, pois a individualidades e sociabilidade são essenciais para a realização do homem. Deus   deu ao homem o mundo e junto com ele a razão. A propriedade era restrita pela capacidade de trabalho do individuo. Com o aparecimento do dinheiro, surgiu então o comércio e também mudou  a forma de aquisição da propriedade, e com isso só se  adquiria a propriedade tanto pelo trabalho tanto pela sua compra. O dinheiro para Locke permitiu o acumulo de riqueza e a desigualdade entre os homens. Por consequente  o uso da moeda veio a determinar a transição da propriedade limitada para ilimitada.
 Inicialmente para Locke,  o conceito de Contrato Social, fazia mudança do estado de natureza para o estado civil, por meio dele não depende de forma de governo. Porque as propriedades e comunidades já estariam preservadas dos conflitos internos e externos.
  O Contrato social de Locke  em nada se assemelha ao contrato de Hobbes. Enquanto para Hobbes  o contrato é um tipo de compromisso de dominação onde o homem é subordinado a um terceiro (Homem ou Assembleia). Para Locke, o contrato social tem consentimento em que os homens concordam em formar a sociedade civil, com o objetivo de  preservar  e consolidar todos os direitos naturais. Isto é para que os direitos naturais  sejam protegidos e amparados pela lei e da força comum representados de um corpo utilitário, pelo centro de tomada de decisões.

 Locke acreditava que  nessa forma de Governo era importante  saber que: todo governo não possui outra finalidade, além da  conservação da propriedade. Em que se diz estrutura  de sociedade o poder Legislativo é o poder supremo. Ele é escolhido pela sua maioria, Pois o poder Legislativo subordinado aos poderes Executivo e o federativo. Pois o Livre consenso  dos homens, para a ordenação da sociedade civil, da formação de governo e a organização dos Poderes; são para Locke os principais elementos do estado civil. 
.





 


O Estado de NaturezaO DIREITO DE RESISTIR
O Contrato SocialO ESTADO CIVIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofia do Brasil

Intelectual o que é????