Modulo 01

A Filosofia da Democracia de Protágoras
Filosofia Política na antiguidade grega

A historia da Democracia na Antiguidade grega tem como marco a cidade de Atenas,como sendo a cidade referência no aspecto político,pois ilustrava bem a democracia direta. Visto que a partir do governo de Clistenes que  se estabelece a democracia.
No que diz respeito à democracia, é de importância ressaltamos a contribuição dos sofistas. Estes figuras no campo do saber que vendiam seus conhecimentos, principalmente no campo da retórica. O dom da técnica linguística era primordial no contento de democracia.
Contrapondo-se ao pensamento sofista surge então a filosofia clássica de Platão e Aristóteles, que apresentam a figura do sábio contra os sofistas. Apesar desta oposição da filosofia clássica, Platão retoma ao pensamento sofístico em seus diálogos. Na obra intitulada Protágoras,aparece o mito,em que se discute o ensino da virtude,neste caso não haveria necessidade de ensiná-la.
Para Protágoras a virtude era ensinável. No livro A República Sócrates privilegia a sabedoria como excelência moral . O mito de Protágoras se contrapõe ao livro VI de A República. Abordam a temática do mito,com este surge a palavra repartição.
No mito há uma repartição de bens para todos os seres, de modo a promover o equilíbrio,porém Epimeteu,percebe que se esqueceu de repartir as características da espécie humana. Prometeu corrigir este erro com um crime:rouba o fogo dos deuses,dando ao ser humano algo divino,que vem a ser a capacidade técnico-científica.
Porém apenas o conhecimento técnico-científico não garante a sobrevivência humana, necessitando para isto do espírito comunitário,dom que Zeus fornece aos homens. Pra Protágoras,não existe a figura do analfabeto político,o que se contrapõe ao pensamento de Brecht, que diz que o pior analfabeto é o analfabeto político. Neste sentido a verdade jurídico-política da democracia se contrapõe à verdade técnico-científica.
A primeira prima pelo respeito à opinião contra o saber rigoroso e linear da episteme, valoriza a quantidade em relação à qualidade,estimula a contradição de posições. A verdade técnico-científica questiona as afirmações,buscando sua possível negação.
Para fazer uma comparação Protágoras utiliza como metáfora a aprendizagem da língua para afirmar que o cidadão pode aprendê-la em diversos espaços, e mesmo se dá com a virtude política. Neste aspecto retórica e oratória se confundem em um jogo de interesses, sendo a linguagem um importante meio neste embate.
Ela destaca o poder da palavra que visa a formar opiniões, que é um elemento imprescindível na vida política democrática.


Referencia: Filosofia Politica 2
Viesenteiner Jorge Luiz - Sead - UFES.

Martins Barreira Marcelo - Sead - UFES.

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