Modulo
01
A
Filosofia da Democracia de Protágoras
Filosofia
Política na antiguidade grega
A historia da
Democracia na Antiguidade grega tem como marco a cidade de Atenas,como sendo a
cidade referência no aspecto político,pois ilustrava bem a democracia direta.
Visto que a partir do governo de Clistenes que se estabelece a
democracia.
No que diz
respeito à democracia, é de importância ressaltamos a contribuição dos
sofistas. Estes figuras no campo do saber que vendiam seus conhecimentos,
principalmente no campo da retórica. O dom da técnica linguística era
primordial no contento de democracia.
Contrapondo-se
ao pensamento sofista surge então a filosofia clássica de Platão e Aristóteles,
que apresentam a figura do sábio contra os sofistas. Apesar desta oposição da
filosofia clássica, Platão retoma ao pensamento sofístico em seus diálogos. Na
obra intitulada Protágoras,aparece o mito,em que se discute o ensino da
virtude,neste caso não haveria necessidade de ensiná-la.
Para Protágoras
a virtude era ensinável. No livro A República Sócrates privilegia a sabedoria
como excelência moral . O mito de Protágoras se contrapõe ao livro VI de A
República. Abordam a temática do mito,com este surge a palavra repartição.
No mito há uma
repartição de bens para todos os seres, de modo a promover o equilíbrio,porém
Epimeteu,percebe que se esqueceu de repartir as características da espécie
humana. Prometeu corrigir este erro com um crime:rouba o fogo dos deuses,dando
ao ser humano algo divino,que vem a ser a capacidade técnico-científica.
Porém apenas o
conhecimento técnico-científico não garante a sobrevivência humana,
necessitando para isto do espírito comunitário,dom que Zeus fornece aos homens.
Pra Protágoras,não existe a figura do analfabeto político,o que se contrapõe ao
pensamento de Brecht, que diz que o pior analfabeto é o analfabeto político.
Neste sentido a verdade jurídico-política da democracia se contrapõe à verdade
técnico-científica.
A primeira prima
pelo respeito à opinião contra o saber rigoroso e linear da episteme, valoriza
a quantidade em relação à qualidade,estimula a contradição de posições. A
verdade técnico-científica questiona as afirmações,buscando sua possível
negação.
Para fazer uma
comparação Protágoras utiliza como metáfora a aprendizagem da língua para
afirmar que o cidadão pode aprendê-la em diversos espaços, e mesmo se dá com a
virtude política. Neste aspecto retórica e oratória se confundem em um jogo de
interesses, sendo a linguagem um importante meio neste embate.
Ela destaca o
poder da palavra que visa a formar opiniões, que é um elemento imprescindível
na vida política democrática.
Referencia: Filosofia Politica 2
Viesenteiner Jorge Luiz - Sead - UFES.
Martins Barreira Marcelo - Sead - UFES.
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