MODULO
05
O
DESAFIO E A CONQUISTA DE SE ENSINAR A FILOSOFAR
A filosofia é algo
realmente incrível, tanto pode salvar, tanto quanto fazer as pessoas se perderem,
tudo irá depender do modo o qual ela será passada ao educando; a nossa conduta também
será exemplo, o amor que nutrimos pela filosofia será exemplo, esse será o
ponto de partida para levar o educando ao verdadeiro caminho o qual a
verdadeira filosofia nos propõe, ou seja, guiar nossos educandos, para que a
filosofia seja um modo firme e eficaz de construir um verdadeiro cidadão;
dentro do verdadeiro contexto democrático o qual ela nos guia e nos ensina; assim
então a filosofia deve ser um caminho que oriente os jovens a enfrentar as
diversas adversidades que a vida lhes impõe; nesse contexto a filosofia
política deve ser então para o educando filosofo um exercício de cidadania,
fazendo o educando adquirir então a filosofia como um modo de entender e
praticar a cidadania, assim sendo o bem comum e a ordem democrática, o valor
familiar, o valor de ser solidário e de ser tolerante.
A cidadania não tem
como estar separada de nosso cotidiano, de nossa vida; ela, a cidadania deve ser
algo praticado todos os dias, deve ser algo crescente e continuo; Aristóteles dizia:
“ Nós somos aquilo que fazemos
repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
(Aristóteles) ”; o valor a ser passado para nossos educando em relação a
filosofia nos remete a lhes ensinar que a Filosofia é aquele saber que
fundamenta os demais saberes, então a sabedoria origina-se do ensinamento
filosófico, através desta perspectiva traremos a eles uma concepção da
sociedade, deve-se saber a busca do bem comum e a ordem democrática, ordem esta
que todos devemos fazer parte e ter participação efetiva para a construção de
uma sociedade melhor
A filosofia faz parte
de nossa história, não se pode ensinar filosofia sem recorrer a uma reflexão profunda
e habitual da mesma, levar os educandos a compreender que a cidadania é um elemento
central da filosofia dentro da vida do educando, mas não apenas do educando,
mas também do educador, que tem a tarefa de viver a filosofia, mas do que isso,
ser um exemplo a ser seguido, para que o educando possa se espelhar;
Os conhecimentos de
filosofia devem ser algo vivo, que adquiridos serão como guia que orientará os
educandos para toda a vida, por isso resta ao professor de filosofia guiá-los
por esse caminho, deve ser um conhecimento útil que lhe sirva sempre em todos
os momentos de sua vida, estimular sempre a criatividade dos mesmos, torná-los
competentes, a filosofia exige de nós uma grande elaboração de pensamento,
sendo sempre analisada e aplicada em nossa dia, na verdade um constante
aprendizado sempre proporcionando não apenas ao educando mas também ao educador
grande e categóricas mudanças no ser, quando aplicado e estudada de modo
certo.
É vital se empenhar em
estimular, desafiar os educandos em situações que o estimulem, que o desafiem
no caminho, fazendo-os vivenciar a realidade que os cerca e aplicar os conhecimentos
adquiridos em suas vidas.
Vale lembrar que para
seguir esse caminho deve o educador estar apto de todos os conhecimentos e
diretrizes que lhes são indicados, ter um conhecimento crítico, não se apegando
a formular decoradas e prontas, afinal a filosofia deve fazer o educando
enxergar novos horizontes, estimular suas idéias e sua criatividade, está para
ser aplicada em prol dele mesmo e da sociedade em que vive.
A própria vida do
educando deve ser comparada com os textos filosóficos os quais lhes serão
apresentados, inseri-los gradualmente nesse mundo filosófico, fazendo-os
compreender os principais temas que a filosofia propõe, seus problemas e
sistemas filosóficos, transmitindo a eles a grande tradição filosófica, fazê-lo
se identificar com um ou outro filósofo, assim inserindo-o num pensamento novo
e renovador o qual mudará sua vida.
Então, assim, deve
também a filosofia ser comparada com a cultura em que o educando está inserida,
resta também ao educador, identificar os pontos de comparação da filosofia
entre uma cultura ou outra, afinal se ele vive numa determinada cultura, a
filosofia deve ser contextuada no meio em que ele vive, pois nenhuma sociedade
será igual, cada uma terá sua particularidade, e é nessa particularidade de
culturas que a filosofia irá adentrar no vida do educando.
Referencia: Filosofia Politica 2
Viesenteiner Jorge Luiz - Sead - UFES.
Martins Barreira Marcelo - Sead - UFES.
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