MODULO 05

O DESAFIO E A CONQUISTA DE SE ENSINAR A FILOSOFAR

A filosofia é algo realmente incrível, tanto pode salvar, tanto quanto fazer as pessoas se perderem, tudo irá depender do modo o qual ela será passada ao educando; a nossa conduta também será exemplo, o amor que nutrimos pela filosofia será exemplo, esse será o ponto de partida para levar o educando ao verdadeiro caminho o qual a verdadeira filosofia nos propõe, ou seja, guiar nossos educandos, para que a filosofia seja um modo firme e eficaz de construir um verdadeiro cidadão; dentro do verdadeiro contexto democrático o qual ela nos guia e nos ensina; assim então a filosofia deve ser um caminho que oriente os jovens a enfrentar as diversas adversidades que a vida lhes impõe; nesse contexto a filosofia política deve ser então para o educando filosofo um exercício de cidadania, fazendo o educando adquirir então a filosofia como um modo de entender e praticar a cidadania, assim sendo o bem comum e a ordem democrática, o valor familiar, o valor de ser solidário e de ser tolerante.
A cidadania não tem como estar separada de nosso cotidiano, de nossa vida; ela, a cidadania deve ser algo praticado todos os dias, deve ser algo crescente e continuo; Aristóteles dizia: “ Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. (Aristóteles) ”; o valor a ser passado para nossos educando em relação a filosofia nos remete a lhes ensinar que a Filosofia é aquele saber que fundamenta os demais saberes, então a sabedoria origina-se do ensinamento filosófico, através desta perspectiva traremos a eles uma concepção da sociedade, deve-se saber a busca do bem comum e a ordem democrática, ordem esta que todos devemos fazer parte e ter participação efetiva para a construção de uma sociedade melhor
A filosofia faz parte de nossa história, não se pode ensinar filosofia sem recorrer a uma reflexão profunda e habitual da mesma, levar os educandos a compreender que a cidadania é um elemento central da filosofia dentro da vida do educando, mas não apenas do educando, mas também do educador, que tem a tarefa de viver a filosofia, mas do que isso, ser um exemplo a ser seguido, para que o educando possa se espelhar;
Os conhecimentos de filosofia devem ser algo vivo, que adquiridos serão como guia que orientará os educandos para toda a vida, por isso resta ao professor de filosofia guiá-los por esse caminho, deve ser um conhecimento útil que lhe sirva sempre em todos os momentos de sua vida, estimular sempre a criatividade dos mesmos, torná-los competentes, a filosofia exige de nós uma grande elaboração de pensamento, sendo sempre analisada e aplicada em nossa dia, na verdade um constante aprendizado sempre proporcionando não apenas ao educando mas também ao educador grande e categóricas mudanças no ser, quando aplicado e estudada de modo certo.
É vital se empenhar em estimular, desafiar os educandos em situações que o estimulem, que o desafiem no caminho, fazendo-os vivenciar a realidade que os cerca e aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.
Vale lembrar que para seguir esse caminho deve o educador estar apto de todos os conhecimentos e diretrizes que lhes são indicados, ter um conhecimento crítico, não se apegando a formular decoradas e prontas, afinal a filosofia deve fazer o educando enxergar novos horizontes, estimular suas idéias e sua criatividade, está para ser aplicada em prol dele mesmo e da sociedade em que vive.
A própria vida do educando deve ser comparada com os textos filosóficos os quais lhes serão apresentados, inseri-los gradualmente nesse mundo filosófico, fazendo-os compreender os principais temas que a filosofia propõe, seus problemas e sistemas filosóficos, transmitindo a eles a grande tradição filosófica, fazê-lo se identificar com um ou outro filósofo, assim inserindo-o num pensamento novo e renovador o qual mudará sua vida.

Então, assim, deve também a filosofia ser comparada com a cultura em que o educando está inserida, resta também ao educador, identificar os pontos de comparação da filosofia entre uma cultura ou outra, afinal se ele vive numa determinada cultura, a filosofia deve ser contextuada no meio em que ele vive, pois nenhuma sociedade será igual, cada uma terá sua particularidade, e é nessa particularidade de culturas que a filosofia irá adentrar no vida do educando.

Referencia: Filosofia Politica 2
Viesenteiner Jorge Luiz - Sead - UFES.

Martins Barreira Marcelo - Sead - UFES.

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